Frei Beto (Parte I)

            Durante seis semanas você vai ler trechos de uma entrevista com o teólogo Frei Beto. A entrevista foi publicada na edição número 194, da revista Muito, no dia 18 de dezembro. Os temas abordados pela repórter Mariana Paiva incluem festejos natalinos, fé, preconceito religioso e o conteúdo do livro “Um Homem Chamado Jesus”, escrito por Frei Beto.
        O Natal representa o nascimento de Jesus, mas, cada vez mais, também a corrida aos shopping centers em busca do presente. Ainda há quem lembre do motivo original da festa ou isto perdeu importância diante do consumismo?
            Cada vez mais o Menino Jesus, que é quem dá sentido à festa, é escanteado, enquanto o Papai Noel, que é o símbolo do consumo, ocupa o lugar central. Isso traz um sentimento de infelicidade na corrida pelo presente: você tem que presentear quem você nem gosta ou mal conhece. Além disso, é ruim para as crianças que não conhecem o sentido do Natal. Vou te dar um exemplo: tenho amigos que vieram me perguntar outro dia o que fazer para que seus filhos de 15, 16 anos conhecessem os valores de Jesus. Eu disse: “Tem ao menos 15 anos de atraso nessa decisão. Se eles tivessem sido educados com valores religiosos, aos 95 anos eles ainda se lembrariam do que aprenderam”.

Comentários

Postagens mais visitadas