Bispo Justin Welby será 105º Arcebispo de Cantuária

O nome do Bispo Justin Welby foi anunciado para ser o 105º Arcebispo de Cantuária. Ele será o novo líder espiritual da Comunhão Anglicana, Primaz da Inglaterra e Bispo da Diocese de Cantuária.

O anúncio foi realizado pelo Secretário Geral, Reverendo Cônego Kenneth Kearon, em uma mensagem enviada aos Primazes da Comunhão Anglicana na qual afirmou que “[...] como sabem, o Bispo Justin já tem uma rica experiência e conhecimento na Comunhão Anglicana e traz grandes dons pastorais e intelectuais para esta posição. Ele é um comunicador talentoso, profundamente comprometido com o engajamento da fé cristã em uma sociedade secular cada vez mais desafiadora. Ele é uma pessoa de profunda oração e espiritualidade, com um forte compromisso para promover a missão de Deus em nosso mundo”.
O novo Arcebispo Eleito afirmou aos Primazes que está ansioso para encontrá-los novamente e compartilhar com eles nosso serviço em comum para a missão de Cristo. “É um privilégio enorme e tenho certeza de que, por Sua graça, podemos encarar os grandes desafios que nos enfrentam. Por favor, desculpe-me pelo breve contato neste dia ocupado, uma brevidade que não reflete o meu imenso respeito e carinho por vocês”, concluiu.
O Bispo Justin Welby tem 56 anos e é casado com Caroline com quem teve dois filhos e três filhas. Nasceu em Londres e foi educado no Eton College e em Trinity College, em Cambridge, onde estou história e direito. Justin foi um executivo da indústria do petróleo por onze anos; e durante esse período, foi um líder leigo na Santíssima Trindade, em Brompton (Londres, Inglaterra) e na Igreja de São Miguel (Paris, França).
Sentiu-se chamado para o ministério sacerdotal em 1989, deixando por fim sua carreira executiva para aprofundar seus estudos teológicos concentrado em ética e negócios. Seguiram-se entre os anos 1992 e 1993, as ordenações diaconal e presbiteral.  Durante 20 anos, Bispo Welby assumiu paróquias, foi Cônego da Catedral de Conventry e Deão da Catedral de Liverpool (2007-2011). Ele foi eleito bispo da Diocese de Durhamem 2011.
O Bispo Justin Welby será entronizado na Catedral de Cantuária no dia 21 de março de 2013.  Ele irá suceder oArcebispo Dr. Rowan Willians, que permaneceu aproximadamente no cargo durante dez anos. Este irá ocupar um posto no Magdalene College, em Cambridge.
Sra. Selma Rosa, presidente da Câmara de Clérigos e Leigos, declarou que o anúncio do nome do Reverendo Justin Welby como o 105º Arcebispo de Cantuária certamente deve vir acompanhado de muita esperança, fé e oração por clérigos e leigos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB).   “Seja este novo dirigente da comunhão anglicana sábio nas ações, prudente nas reações, humilde e com visão para avançar nos diálogos há tempos iniciados, apontando caminhos cada vez mais cristãos, justos, igualitários e fraternos”, declara Sra. Selma Rosa.
Para o Bispo Dom Maurício Andrade, Primaz da IEAB, a nomeação de Justin Welby pode ter causado surpresa, especialmente, por causa do pouco tempo que ele possui como Bispo Diocesano, uma vez que ele foi sagrado bispo em 26 de novembro de 2011, em Durham, norte da Inglaterra. “Porém ele oferecerá muitos dons e capacidades a partir de sua experiência, seja no tempo em que trabalhou em uma Companhia de Petróleo e nos 20 anos de ministério ordenado na Igreja. Ele esteve sempre envolvido na tarefa de negociador de conflitos e com ministério de reconciliação, além de ser uma pessoa de muita habilidade, tranquilo, e que tem expressado seu ministério entre a devoção e as ações concretas na sociedade”, afirma Bispo Dom Maurício Andrade.
“Rogamos a Deus que o ilumine, que ele tenha um bom sendo de justiça e que tenha sabedoria para liderar a Comunhão Anglicana . Nós no Brasil iremos esperar que ele possa nos visitar e que conhecer outra forma de ser Anglicano e perceber a Igreja Anglicana que tem crescido na América Latina. Que Deus o abençoe juntamente com sua esposa e filhos”, finaliza o Bispo Primaz Bom Maurício Andrade.
A Comunhão Anglicana engloba 85 milhões de fiéis espalhados em 165 países. O Arcebispo de Cantuária é o mais antigo instrumento de unidade da Igreja. Cabe à ele  convidar os seus pares para a Conferência de Lambeth, para a Reunião dos Primazes e os representantes das Províncias para o Conselho Consultivo Anglicano.  Assim sendo, o Arcebispo de Cantuária é o presidente de todos bispos, exercendo um importante papel de liderança espiritual, mas sem poder jurisdicional nas Províncias da Comunhão Anglicana.

Comentários

Postagens mais visitadas