Encerramento do Concílio cria expectativas


     João Câncio Peixoto Filho é o Reverendo escolhido para ser o novo Bispo Diocesano. A indicação aconteceu no último dia 27, no 29º Concílio da Diocese Anglicana do Recife (DAR), evento ocorrido nas dependências da Catedral da Santíssima Trindade, no bairro Espinheiro, capital pernambucana. 46 pessoas estavam presentes, número que representa a quantidade de clérigos e delegados votantes, somando os leigos.
Ilcélia e Peixoto
     Após o ofício litúrgico, a mesa iniciou a reunião sob a presidência do Bispo Dom Sebastião Armando Gameleira Soares. No discurso Soares enfatizou o trabalho em equipe, afirmando que a vida, o trabalho e a reflexão são coletivos. “Cheguei em outubro de 2006 e não senti invasão de privacidade, minha esposa diz que a casa do bispo é a casa de Deus. Preferi usar uma pedagogia de estimular a iniciativa. É preciso ensinar o povo a ter espiritualidade, e espiritualidade é a assimilação dos critérios do evangelho, não é culto”, completou. 
Rev. Josafá (2º do lado esquerdo) no grupo de discussão
     Durante o encontro foram tomadas decisões, a exemplo da eleição dos dirigentes de órgãos como o Conselho Diocesano, Comissão de Cânones e a Delegação que irá participar do Sínodo, de 14 a 17 de novembro, no Rio de Janeiro. Também houve o momento onde Peixoto mostrou os projetos que deseja implantar. Ele pensa em contar a história da DAR através de cartilhas ou livretos, aumentar os encontros entre clérigos e secretários do Conselho, favorecer o surgimento de novos líderes e outras melhorias. Na finalização dos trabalhos todos se dividiram, em cinco blocos, com o objetivo de debater os problemas que afligem a DAR e elaborar soluções. Um dos grupos concluiu que seria útil criar grupos de trabalho para a produção de material didático - impresso ou audiovisual – indicado para a instrução de leigos. “Seria bom que tivéssemos um retiro clerical, onde aconteceriam palestras sobre saúde mental e espiritual”, destacou o Presbítero Gecionny Rodrigo Pinto de Souza.
     O Concílio terminou no dia 28, após o culto matinal de ordenação de Ricardo Luiz dos Santos para exercer o Diaconato.
Ricardo (ajoelhado) na cerimônia de ordenação
     Texto e fotos: Osvaldo Junior, DAR.

Comentários

Postagens mais visitadas