quinta-feira, 7 de abril de 2016

Nasce comunidade anglicana na Bahia

     O Ponto Missionário da Ressurreição do Senhor é a mais nova comunidade anglicana localizada no município Feira de Santana, na Bahia. A primeira celebração oficial aconteceu no fim de tarde do último sábado (2), na residência da professora Ana Maria Magalhães Bastos (63), bairro Jardim Acácia e foi presidida pelo Reverendo Bruno Luiz Teles de Almeida.
Rev. Bruno Almeida fazendo a homilia

     16 pessoas participaram da missa, cantando e ouvindo as leituras bíblicas. Houve o momento para fazer os pedidos de oração, a saudação da paz e em seguida foi compartilhada a Santa Ceia. Logo após a benção final, o Rev. Almeida promoveu uma conversa interativa, onde resumiu a história e os fundamentos anglicanos. Ele respondeu as dúvidas do grupo sobre a doutrina anglicana.
Oração Eucarística com auxílio de Adriano Portela

     O motorista José Augusto Carneiro Teixeira (31) estava no culto e declarou “achei interessante pelo fato de estarmos mais próximos de Deus e também de nossos irmãos. É uma ligação com a fraternidade porque a religião é o amor de Deus entre as pessoas”.
Descontração depois do culto

     Para o Rev. Almeida, o encontro foi uma ocasião de alegria e a chance de realizar um sonho antigo em conseguir implantar o grupo na cidade. “A primeira vez que tinha imaginado isso foi em 2003, 2004. Acabou que não deu certo naquela época. Feira de Santana é a segunda maior cidade do nosso Estado e acho de extrema importância a presença anglicana, o nosso jeito, nosso ethos nessa cidade, para daqui a gente chegar no sertão”, completou.

Origem do Ponto Missionário

     A história do surgimento do Ponto começou no bairro Tomba, no período da Páscoa de 2015. O teólogo Adriano Portela e a esposa Renata começaram a mobilizar amigos, parentes e vizinhos com o objetivo de praticar ofícios nas tardes de sábado, nos lares. Dona Ana Bastos, que é amiga da família Portela há bastante tempo, foi uma das pessoas que ofereceu a própria casa para realizar alguns dos ofícios. 
     Portela, atualmente, é membro da Paróquia do Bom Pastor, em Salvador (BA). Ele aguarda o tempo necessário para que haja o reconhecimento da ordem e assim se tornar Presbítero da Diocese Recife (PE). 

Fotos e texto: Osvaldo Junior SRTE 3612 BA.