Boletim Paroquial nº 184

 O Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho estará na Bahia para cumprir agenda oficial. A visita inicia na Missão Cristo Rei, bairro Santa Terezinha, município de Alagoinhas, na próxima sexta-feira (2). Segundo informações do Diácono Glauber Santos, responsável pela missão, "às 6h da tarde teremos um chá e em seguida começa a missa eucarística a partir das sete da noite".

Rev. Glauber (dir) e o Emérito Josafá Santos no culto inaugural da Cristo Rei. Crédito: Capinan Jr.

  Na tarde de sábado (3), a partir das 4h da tarde, Dom Peixoto fará o reconhecimento de ordem do professor Adriano Portela dos Santos. O culto especial acontece na Escola Municipal João Marinho Falcão, localizado na Chácara São Cosme, bairro Olhos D’Água, na cidade de Feira de Santana.
  O encerramento da agenda pastoral vai ser com a ordenação do Funcionário Público Carlos José de Araújo ao Presbitério. A missa e a Oração Eucarística estão marcadas para o domingo (4) às 9h45, Domingo de Advento, na Paróquia Anglicana Bom Pastor, no bairro Ribeira, capital baiana.

Adriano na sua primeira missa em Santo Amaro (BA). Crédito: Antonio.

O Padre em romances

  Antes do cerimonial de reconhecimento das ordens de Portela, os convidados participam do coquetel de apresentação da obra O Padre Imoral: representação do padre na literatura (Século XIX), que será às 3h da tarde, também na Chácara São Cosme. O livro é o produto final da dissertação escrita por Santos para obter o grau de Mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  Há três anos o pesquisador escreveu uma monografia na especialização sobre como são apresentados os padres na literatura brasileira, estabelecendo uma análise dos religiosos que aparecem nos livros Eurico o Presbítero (Alexandre Herculano) e O Crime do Padre Amaro (Eça de Queirós). Ele explica que os estudos feitos na preparação da monografia serviram de base para finalizar a dissertação no mestrado, "só que comparando um romance brasileiro (o Missionário) e outro português (O Crime do Padre Amaro). Eu quero saber como e através de que processos os romances esteriotipavam os padres”, acrescenta ele sobre a dissertação.  

Ponto Missionário

  Adriano e a esposa Renata começaram a convidar amigos, parentes e vizinhos com o objetivo de praticar ofícios anglicanos nos lares, aos sábados pela tarde. As primeiras reuniões foram feitas no bairro Tomba (Feira de Santana/ BA) na Páscoa de 2015. Foi assim que surgiu a ideia de criar o Ponto Missionário Ressurreição do Senhor. 

Primeiro culto em Feira de Santana. Crédito: Capinan Jr. 

  A celebração oficial aconteceu em abril deste ano, na casa da professora Ana Maria Magalhães Bastos (63), bairro Jardim Acácia e foi presidida pelo Reverendo Bruno Luiz Teles de Almeida. Portela tem planos para “consolidar a identidade anglicana nos membros, tornar a comunidade conhecida na cidade e conseguir um local específico para o culto”, declara.
  Um fraterno e acolhedor abraço de nossa comunidade,

Paróquia Anglicana do Bom Pastor

End.: Rua Travasso de Fora, 92 - Bonfim - Salvador - Bahia – Brasil



Pároco: Rev. Bruno Almeida, IEAB

(71) 8319-6998 (claro)

(71) 9129-4942 (tim)

Skype: revbruno.almeida



Postagens mais visitadas