sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Boletim Paroquial n◦ 197

Em sentido horário, Takashi Morita,  Junko Watanabe e Kunihiko Bonkohara
Foto de Lenise Pinheiro
  
  "Pai tudo sangrando atrás, mão, pé, tudo vidro cravado. Lavamos no rio. Irmã colegial tinha ido para o centro, mamãe também, por isso pai e eu fomos procurar. Aí andamos, andamos. Pessoas carbonizadas, bastante corpo boiando no rio, amontoado na margem”, relata o policial Takashi Morita (92) sobrevivente do genocídio ocorrido na cidade japonesa Hiroshima. 
  O lançamento da bomba nuclear ou atômica no Japão foi em 6 de agosto de 1945. Após o acionamento da arma, o copiloto Robert Alvin Lewis viu pela janela do B-26 o clarão e a fumaça que cobriu 11 quilômetros quadrados de Hiroshima. "Honestamente, tenho a sensação de estar em busca de palavras para explicar isto... Deus, o que fizemos?", escreveu ele no diário de bordo do avião. 
  A Segunda Guerra Mundial foi um mix de ódios, disputas territoriais e ganância política. O seu fim aconteceu dias após os Estados Unidos da América terem utilizado outra arma letal contra o Japão, desta vez em Nagasaki, no dia 9 de agosto. A manipulação do urânio para fins bélicos trouxe um saldo de mais de 140 mil mortos. Morita e seus conterrâneos Junko Watanabe e Kunihiko Bonkohara participam de peças teatrais e palestras, contando suas lembranças do assassinato em massa. Entre lágrimas, eles transmitem um pouco do que viram e ouviram.
  No dia 6, Domingo da Transfiguração de Cristo Jesus, a partir das 9h45 da manhã, a Bom Pastor abre as portas. Fortaleça sua reconstrução diária sob a guia do Santo Espírito Divino. Vamos testemunhar que, em meio ao caos, ainda somos terrenos férteis para o renascimento da kyochikuto (planta espirradeira) o primeiro vegetal que floresceu na Hiroshima em 1946. Depois da Liturgia Eucarística participe do almoço comunitário gratuito, oferecido pelo masutākokku (mestre-cuca) Matheus Santos. Sore made wa,-shin no ishi (Até lá, se Deus quiser).

  Um fraterno e acolhedor abraço de nossa comunidade,

Paróquia Anglicana do Bom Pastor
End.: Rua Travasso de Fora, 92 - Bonfim - Salvador - Bahia – Brasil
Facebook: https://www.facebook.com/paroquiaanglicana.bompastor
E-mail: anglicanosnabahia@gmail.com
Blog: http://www.anglicanosnabahia.blogspot.com
Pároco: Rev. Bruno Almeida, IEAB
Cel.: +55 71 9 9112-3193 
Skype: revbruno.almeida

Ascom Arcediagado Sul (BA, SE) DAR/ IEAB