Anglicanos contribuem para saúde mental

Wikimedia Common



Toda quarta-feira, entre 8h e 11h da manhã, os clientes chegam para o atendimento psicológico. As consultas são gratuitas e acontecem desde 2016 na Missão Anglicana Cristo Rei, bairro Santa Terezinha, em Alagoinhas, Bahia. De acordo com a psicóloga responsável pelo projeto, Mariana Santos, quatro pessoas estão frequentando. Ela adverte que “toda terapia tem fundamental importância. Orientar, escutar é ajudar o paciente a encontrar meios que venham a resolver o problema apresentado, promovendo assim o bem-estar psicológico”. Caso alguém necessite do serviço numa situação de emergência, Mariana conversa com o Rev. Glauber Silva sobre o caso e eles decidem sobre o encaminhamento. Outra atividade coordenada pela psicóloga na Cristo Rei é o grupo de mulheres. “Elas ocupam o espaço com discussões sobre direito da mulher e palestras com o tema saúde. Mari é muito articulada”, destaca Glauber.
Além de Alagoinhas, o grupo anglicano Ressurreição do Senhor, bairro Olhos D’Água, em Feira de Santana (BA) também oferece o benefício de terapia psicológica grátis. Tudo começa com uma conversa prévia entre a pessoa que solicita a sessão e o Rev. Adriano Portela. A triagem serve para avaliar o nível de risco social e a renda dos entrevistados. Com base nesses critérios, Adriano faz uma reflexão e, se detectar a necessidade, realiza o agendamento com o psicólogo André Costa. “É de suma importância o trabalho, não só para mim, mas para todos eles, é o nosso papel. Isso não impossibilita de ganhar a vida, é uma oportunidade de fazer meu papel ético e comunitário para ajudar”, observa Costa. A terapia na Ressurreição do Senhor começou a ser ofertada no segundo semestre do ano passado, com apoio do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD). As sessões são realizadas aos sábados pela manhã e tarde e, atualmente, são frequentadas por seis pacientes.
Para outros detalhes sobre as sessões terapêuticas ofertadas nas comunidades anglicanas de Alagoinhas e Feira de Santana, fale com os Reverendos: (75) 99110-3451, glauber.generation@gmail.com (Rev. Glauber); (71) 98211-6758 (Rev. Adriano).

Trabalho humanitário

Através do website https://www.crp03.org.br/ o visitante fica conhecendo os locais, na capital baiana, onde existem atendimentos psicológicos gratuitos ou com valores reduzidos. O portal do Conselho Regional de Psicologia (CRP), 3ª região (BA) também possibilita o acesso a outras informações como o trabalho desenvolvido pelas 10 comissões do Conselho, leis específicas, denúncias, notícias, livros virtuais e outras ferramentas. A sede do órgão fica localizada no bairro Federação, em Salvador, possuindo subsedes nos municípios de Vitória da Conquista e Feira de Santana.  Confira os telefones para contato com a sede e subsedes do CRP no Estado:


Salvador
(71) 3332-6168
Feira de Santana
(75) 3021-1003
Vitória da Conquista
(77) 3422-5820


Arcediagado Sul Bahia e Sergipe. Osvaldo Junior, SRTE 3612 BA. 

Postagens mais visitadas