Anglicanismo na Bahia

Origem    

O surgimento da Igreja Anglicana no Brasil tem origem no século 19. No ano de 1808, uma comitiva de ingleses acompanhou a família real portuguesa na vinda ao Brasil. A viagem dos monarcas foi motivada pelo medo do exército de Napoleão Bonaparte invadir Portugal. Parte desses cidadãos britânicos fixou residência em Salvador, Bahia. Na época, eles foram beneficiados com o direito de realizar celebrações anglicanas no interior das próprias casas. Isso só foi possível graças ao Tratado de Amizade e Paz, assinado por Portugal e Grã-Bretanha, em 1810.

Aproveitando a liberdade religiosa, a Igreja Anglicana na Bahia - também chamada de Igreja de São George - construiu o primeiro templo no bairro Vitória, em 1815. Ainda na primeira metade do século, houve a inauguração do Cemitério Britânico, localizado na Avenida Sete de Setembro, bairro Barra, vizinho da Vitória. Nesse cemitério foi erguida uma capela exclusiva para executar os rituais de sepultamento. No ano da proclamação da República, o grupo estava sendo pastoreado pelo Reverendo Synge. Ele foi sucedido pelo Rev. e Capelão Edward Jorge Parker no ano de 1836.
O Rev. Parker fez um ato altruísta ao comprar um terreno em nome da Sociedade Igreja de São Jorge e Cemitério Britânico. Seu objetivo foi alcançado quando, em 1853, houve a inauguração da Capela Anglicana, na Praça Dois de Julho, conhecida popularmente como Campo Grande. Sete anos depois, o Rev. Parker deixa a Capelania. Em 1907, a Capelania Consular decidiu se afastar da comunidade, passando a administração do grupo para a Inglaterra, através de um Conselho escolhido pela mesma. Até esse período, a maioria dos participantes da missa era inglês, poucos brasileiros frequentavam.


Brasileiros e ingleses 

Somente no início dos anos 70 é que a Capelania começou a missão evangelizadora com os brasileiros, sob pastorado dos Missionários Rev. Roger Blankley e Rev. Stuart Brougthon. Por causa dessa inclusão, o grupo britânico passa a usar o nome Igreja de Cristo e a missão com os brasileiros adota o nome Missão de Cristo Redentor. Em 1975, uma construtora propôs a compra do local e ofereceu um templo em outro bairro. A Capela foi demolida naquele ano, para no seguinte acontecer a transferência para a Rua Ceará, bairro Pituba. A inauguração aconteceu em outubro de 76. No mesmo ano, dois apartamentos foram construídos na Capela da Barra, formando um conjunto de alojamentos denominado Casa Anglicana. Edmund Knox Sherrill era o Rev. responsável pela congregação na Pituba, desta vez já com Conselho próprio e subordinada a Diocese Setentrional da Igreja Episcopal do Brasil. No ano seguinte, o Rev. Sherrill instituiu o Rev. Lauro Borba da Silva, como o primeiro clérigo brasileiro a assumir o trabalho na Bahia, se encarregando da missão Cristo Redentor. Já o Rev. Broughton continuava pastoreando os membros ingleses. Por inspiração no vitral datado de 1860, trazido da Capela do Campo Grande, o corpo troca o nome para Paróquia Anglicana do Bom Pastor. Houve mudança também no alojamento Casa Anglicana que passa a se chamar Cristo Redentor. Ao longo da década de 70, os Rev. Lauro Borba da Silva, Patrick Coghlan, Antonio Carlos Pereira dos Santos, Stephen James Taylor, Josafá Batista dos Santos e John Shepherd coordenaram a paróquia. Em 4 de março de 2010, a Bom Pastor, a Sociedade Igreja de São Jorge e o Cemitério Britânico optam por encerrarem a mútua colaboração. Com o objetivo de dar prosseguimento aos trabalhos, a paróquia se compromete em acolher os membros britânicos residentes no Estado. No mesmo ano, a Bom Pastor transfere sua sede para um novo templo - no bairro Bonfim - sob pastorado dos Rev. Bruno Luiz Teles de Almeida, Stephen James Taylor (Capelão) e Josafá Batista dos Santos (Emérito). Em 9/6/17, o Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho veio a Salvador para reconsagrar a Capela do Cemitério Britânico, simbolizando a reaproximação da Bom Pastor com a Associação da Igreja de São Jorge e o Cemitério dos Ingleses. 



Comunidades baianas


A equipe clerical da Bom Pastor é formada por: Rev. Bruno Luiz Teles de Almeida (assumiu a igreja em 15/6/2003); Reverenda Bianca Daebs Seixas Almeida (ordenada Presbítera em 8/12/18); Rev. Carlos José de Araújo (ordenado Presbítero em 4/12/16); Rev. Josafá Batista dos Santos (Emérito) e Ministro Pastoral Leigo (MPL) Cláudio Gomes da Silva (instituído em 3/11/17).
Além da capital, os anglicanos estão no interior do Estado. Existe a Paróquia Cristo O Salvador que fica situada à Rua Nova do Tanque, em Porto dos Santos, no município de Itaparica. De acordo com a Revª. Janice Gonçalves dos Santos Matos, responsável pela igreja, a paróquia começou em 1976.  Desde o seu surgimento, a Cristo O Salvador realiza o projeto Ministério Pão e a Palavra com os moradores adjacentes. Mas o alvo principal são as crianças de dois a dez anos de idade, incluindo as portadoras de necessidades especiais. Toda semana, duas paroquianas doam parte do seu tempo livre no preparo da sopa que será distribuída para as famílias das crianças. Além do alimento, o projeto promove debates sobre a Bíblia e aconselhamentos, fazendo o necessário para fortalecer o sustento espiritual das pessoas. Revª Janice é a primeira Presbítera da Bahia, sendo ordenada em 11 de junho 2016.
Em Ilheus, a inauguração do Ponto Missionário da Santíssima Trindade aconteceu em julho de 2012, com uma Missa em Ação de Graças realizada no bairro Nelson Costa onde, na ocasião, um imóvel foi alugado para abrigar as reuniões. Devido ao cancelamento do contrato de locação em 2013, o grupo passou a prestar os cultos nas residências das famílias de cada membro. Na época, o ponto era presidido pelo estudante Nildemar Andrade Santos e professor Adauto Emídio dos Santos, os quais tiveram suas ordens reconhecidas em 1º/12/13. Após a criação da Comunidade Jesus O Mestre, os Reverendos Adauto Santos, Bruno Almeida, Josafá Santos elaboraram uma agenda. O objetivo é revigorar os membros e assegurar a sobrevivência de ambos grupos. Periodicamente, os irmãos e irmãs em Ilheus recebem a visita dos clérigos da capital. Nesse dia, acontece a missa e distribuição dos elementos Eucarísticos. Para colaborar nos trabalhos do ponto, o estudante Luciano Alves Campelo foi instituído MPL em 22/10/17. 
Outra localidade onde tem igreja anglicana é a cidade de Feira de Santana. A celebração oficial do Ponto Missionário Ressurreição do Senhor aconteceu em abril de 2016, na casa da professora Ana Maria Magalhães Bastos (63), bairro Jardim Acácia e foi presidida pelo Rev. Bruno Luiz Teles de Almeida. Atualmente, os encontros são realizados num templo no bairro Olhos D'Água, sob a liderança do Rev. Adriano Portela dos Santos (reconhecimento de ordem em 3/12/16) com auxílio do psicólogo Josenilson dos Santos, instituído MPL em 22/09/19.  
Já em Alagoinhas, o então Diácono Glauber Jânio da Silva Santos obteve a licença para administrar a área do extinto Clube Rotary, localizado na Rua Padre Godinho, s/n, bairro Santa Terezinha, para iniciar uma comunidade no mês de julho de 2016. Ele coordenou um mutirão de limpeza nas dependências do imóvel, o qual dispõe de salão, cozinha, refeitório, quintal, sanitários, escritório, depósito, móveis, utensílios, além de duas edificações menores onde funcionava uma escola. A Missão Cristo Rei realizou seu primeiro culto em 31/7/16. A partir daí, desenvolvia ações sócio-educativas, com projetos nas áreas de música, dança e inglês, dentre outros, todos abertos a qualquer pessoa interessada. Apesar dos problemas estruturais e ausência de recursos que sejam suficientes para fazer a reforma, a Missão Cristo Rei tem recebido voluntários e palavras de incentivo. Nesse momento inicial, até que a nova comunidade alcance condições de autonomia, a Cristo Rei está temporariamente inativa. O Rev. Glauber foi ordenado Presbítero em 2/12/17 e no momento reside em Curitiba (PR) onde administra a Paróquia de São Pedro Apóstolo, de forma licenciada pela Diocese Angicana do Recife (DAR) para a Diocese Anglicana do Paraná (DAPAR).    







Postagens mais visitadas