Semana de Combate à Intolerância Religiosa

Imagem: Fundação Cultural Palmares

"Na quarta-feira, dia 23, será realizada a 6ª edição do evento “MP e Terreiros - Diálogos Construtivos”. A conversa acontece no Terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, em Itapuã, às 14h. Para fechar a programação, o MP promove o “III Seminário Sobre Intolerância Religiosa e Estado Laico”, no dia 25, das 9h às 18h, no auditório J.J. Calmon de Passos na sede do Ministério Público, bairro de Nazaré. A conferência de abertura do evento ficará a cargo de Hédio Silva Júnior, doutor em Direito Constitucional e advogado das religiões afro-brasileiras no Supremo Tribunal Federal. Todos os eventos são abertos ao público". Por Maiama Cardoso MTb/BA- 2335, extraído de website http://www.mp.ba.gov.br/noticia/44963.

Entenda o caso

No segundo semestre de 1999, um jornal evangélico de circulação nacional publicou uma foto da Sacerdotisa Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda de Ogum, que na época era líder do Terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado no bairro Itapoã, em Salvador (BA). De acordo com o texto que acompanhava a imagem, a Mãe-de-santo foi associada a charlatões que exploravam a fé, através de práticas religiosas voltadas para o lucro. Na época, Mãe Gilda já enfrentava problemas de saúde. Por causa dos comentários que ela tinha se convertido ao Cristianismo e das ações violentas contra o terreiro, a Yalorixá sofreu agravamento do seu estado físico, além de perturbações emocionais. No dia 21 de janeiro do ano seguinte Mãe Gilda de Ogum faleceu.
A partir do episódio, a Prefeitura Municipal e o Governo Federal estabeleceram o 21 de janeiro como o Dia de Luta Contra a Intolerância Religiosa. 

Capinan Junior DRT 3612 BA
AI Arcediagado Sul BA, SE


Postagens mais visitadas