Sobre Religião, Ciência e Teoria da Evolução

Wikipédia
"...A religião, assim como a ciência, é uma linguagem, uma forma de dizer o mundo.
A religião diz o mundo através de uma linguagem encantada, mítica e poética. Podemos encontrar essa linguagem em textos sagrados como a Bíblia, o Corão ou o Bhagavad Gita; encontramos também em textos da literatura clássica como a Ilíada, Odisseia ou O Trabalho e os Dias.
A linguagem religiosa não tem que buscar a verdade científica nem se opor a ela. Trata-se de uma verdade não histórica, ou seja, não está pautada na relação espaço-tempo. O tempo sagrado é o tempo mítico, marcado pelos ritos e celebra o mistério. É o tempo que transcende Cronos, é tempo de re-Vê-lar, ver outra vez, ver com outros olhos...
O Espaço religioso é espaço litúrgico, pode ser no meio da floresta ou no centro da cidade, será sempre um espaço marcado pelo exercício da fé diante de uma estética do sagrado, assim se faz o "religare" em qualquer religião.
A ciência é uma outra forma de dizer o mundo. Está pautada no exercício lógico da razão. A ciência busca uma verdade. Mas as verdades da ciência também não são absolutas. O progresso da ciência está condicionado às suas refutações, se não fosse assim, não haveria evolução na ciência. Lembram do 14 bis? Pois é, um avanço científico e tecnológico incrível! Mas se aquele projeto não fosse refutado cientificamente, não o teríamos aprimorado tanto e, consequentemente, não voaríamos tão rápidos e com tanta segurança como fazemos hoje em um Boeing 777. Thomas Kuhn explica a relação entre ciência e verdade bem direitinho em seu texto "A estrutura das Revoluções Científicas", recomendo!
Cada povo tem seus mitos fundantes, mitos cosmogônicos e antropológicos, seu modo de apresentar o mundo aos que chegam e explicar a finitude da vida dos que partem.
A ciência apresenta a teoria da Evolução, e não tem que ser lei para ser ciência... Lembram da Teoria Relatividade? Pois é... Colocou em cheque não só as leis da física mas a concepção de História. Assim não há verdades prontas, e por isso, é possível estabelecer o diálogo em direção a um agir comunicativo em vez de apenas desejar convencer o outro de "uma verdade" que você escolheu assumir.
Desse modo, quero dizer que não existe a superação de uma linguagem por outra, elas coexistem, continuam fazendo seus movimentos de adequações necessárias à sua existência, e o mais importante, são linguagens e desse modo, cheias de signos e significados, impregnadas de singularidades das vidas humanas que lhes atribuem sentidos diversos as mantendo atualizadas e sempre aberta à novas descobertas, ao exercício primoroso da busca pelo conhecimento, pelo reencantamento do mundo... Assim se faz a Vida!
Não faz sentido dizer que a religião precisa tutelar a ciência nem vice versa". 

Reverenda Bianca Daeb's.

Postagens mais visitadas