Ordem Franciscana-Anglicana debate sobre Santa Clara de Assis

A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna
Segundo retiro da TSSF NE, por Marco Antonio

Nos dias 14 e 15 deste mês, vai acontecer o 3º Encontro da Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco (TSSF) - Região Nordeste (NE), que ocorrerá de forma virtual, na Plataforma Zoom. O objetivo do evento é discutir sobre a vida de Clara, tema das palestras agendadas. A abertura está marcada para sexta-feira (14), oito da noite, com celebração da Santa Eucaristia. 
As inscrições poderão ser feitas através do site https://www.even3.com.br/tssfnordeste2020/. Pelo endereço eletrônico já é possível visualizar a programação completa, ler sobre o histórico da Ordem, conhecer membros/as atuais e quem será aceito/a na instituição. Atualmente, a TSSF NE tem 17 pessoas em formação. 
Em setembro, também no formato webnário, vai ser realizado o Encontro Anual da TSSF Brasil.
Desde março, em função da pandemia do vírus corona, a TSSF NE tem realizado suas reuniões de maneira online. A sala funciona no Zoom, de segunda a sábado, das sete e meia às oito e meia da manhã. “Tem uma frequência diária entre oito e 12 pessoas. Estão participando simpatizantes, aspirantes, postulantes, noviços, professos, clérigos e leigos, do Piauí ao Rio Grande do Sul. Um bom fruto da sala virtual é que conseguimos uma aproximação bastante saudável com a Fraternidade de Minas Gerais, sob a responsabilidade do Reverendo Ismael Hultado e com apoio do Ministro Pastoral Leigo (MPL) Alex Sandro”, afirma o Rev. Josafá Batista dos Santos, da Diretoria de Formação Nacional.

Surgimento


A Ordem de São Francisco (OSF) foi fundada pelo frade italiano Francisco de Assis (Giovanni di Pietro di Bernardone) no século XIII. Junto com ele, a jovem Clara (Chiara d'Offreducci) criou o ramo feminino Ordem das Clarissas, também conhecido por Ordem de Santa Clara.
Já o movimento franciscano-anglicano começou nos Estados Unidos, Inglaterra e Índia no início do século XX.
No Brasil, a presença da TSSF na Diocese Anglicana do Recife (DAR) – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) - se inicia em 1998. É o que registra a Companheira Devocional, página 9. “...foi sendo imaginada no Recife... com a reunião de pessoas que sentiam o chamado a viver a espiritualidade franciscana da DAR, que passaram a se reunir discutindo o que poderia ser feito. Ao mesmo tempo, sem que as pessoas reunidas no Recife soubessem, o Rev. César Alves (SP) estava em comunicação com os frades da Primeira Ordem... Pouco tempo depois, ele passou um tempo com os frades ingleses em Hilfield (Inglaterra)”.
Claras e Franciscos
Imagem: https://clarasefranciscos.blogspot.com/


Ambas atitudes progrediram e, no ano seguinte, houve a fundação oficial da OSF, tendo como Bispo Protetor o então Bispo Primaz da IEAB, Revmo. Glauco Soares. Em pouco tempo, começou um sentimento de que a Ordem brasileira deveria se ligar à Ordem existente na Comunhão Anglicana. Os ingleses sugeriram que os brasileiros se comunicassem com a Província Americana, por ela estar mais próxima. Foi redigido um documento no ano de 2003 e ratificado em 2005, aprovado no Capítulo Provincial, que comprova a incorporação da OSF à Sociedade de São Francisco (SFF), com membros na Primeira e na Terceira Ordem. Em 2006, no Capítulo Inter Provincial (mundial) da Terceira Ordem de São Francisco (IPTOC) - sediada em Cantuária (Inglaterra) - foi oficialmente aceita a incorporação da OSF e a criação da Região do Brasil da TSSF e da SSF (Primeira e Terceira Ordens). 
“Aqui em Salvador, creio que por volta de 2005, o Rev. Bruno Almeida foi o primeiro a ingressar na Ordem, seguido por mim e em seguida, Matheus dos Santos Malandra. Funcionou até 2008 quando houve um hiato, retornando oficialmente em 2017 com o meu regresso”, explica o Rev. Josafá Santos.

Osvaldo Junior, DRT 3612 BA
Arcediagado Sul BA/SE

Comentários

Postagens mais visitadas