Anglican@s no interior da Bahia: evangelizando com direitos humanos e profissionalização

A Comunidade Anglicana Ressurreição do Senhor (Feira de Santana) já está realizando as celebrações presenciais, sempre respeitando todos os protocolos de segurança, visando a prevenção do Covid-19. Além do retorno, o grupo tem participado de eventos locais e, também, continua ofertando o Projeto Cuidando de Cuidadores.
No último dia 20 (sábado) o Reverendo Adriano Portela e membros da igreja estiveram presentes no Dia da Consciência Negra, que aconteceu na Praça da Matriz, durante a manhã e parte da tarde. O encontro foi produzido pela Arquidiocese de Feira de Santana, Pastoral Social, Pastoral Afro Brasileira, Casa Ilê Asé Oju Omirewá, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Sintraff) e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB).

Para estimular as reflexões acerca do tema "A vida está em primeiro lugar", os participantes tiveram a oportunidade de escolher em quais atividades gostariam de interagir ou assistir. Ao longo da programação, houve celebração inter-religiosa, oficina de tranças e turbantes, coral, roda de samba, exposição fotográfica e desfile de moda.
"Os dias que temos vivido no Brasil demandam que nós, na ousadia da fé, levantamos a voz profeticamente contra calamidades como a fome, desnutrição das crianças, exclusão educacional de afrodescendentes e extermínio da juventude negra nas periferias. É para a liberdade que Cristo nos libertou", declarou o Rev. Adriano.


Além da estar inserida em atividades de caráter social e político, a Ressurreição do Senhor também desenvolve capacitação profissional. 9 mulheres e 1 homem formam a turma de alunos da segunda edição do curso Cuidando de Cuidadores.
As aulas duram 3 meses e são moduladas em eixos. Existem professores que atuam no Eixo Teórico, dando aulas sobre o Estatuo do Idoso, Como cuidar de pessoas acamadas, Processo de envelhecimento, Noções de Enfermagem e de Primeiros socorros, além de Auto cuidado. Já no Eixo Terapêutico, os professores abordam a Terapia em grupo com os cursistas. Artesanato, Pizza e Salgados integram o Eixo Oficina, que visa fornecer outro tipo de profissionalização, aumentando as chances no mercado de trabalho. Um dos destaques ao longo desta edição, foi a aula de Economia Solidária, ministrada pelo professor Gerinaldo Lima.


O Rev. Adriano informa que o curso termina em dezembro. "Vamos entregar os certificados na celebração eucarística, seguida de um café da manhã", completa. Para a próximo curso, os organizadores já tem ideias de aumentar a carga horária e incluir o estágio curricular.
A instituição que apoia financeiramente o projeto é o Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SAAD). Se você deseja ingressar na futura turma, ajudar com recursos em dinheiro, materiais ou obter outras informações, basta entrar em contato com o Rev. Adriano (71.98211-6758) e Ieda Batista (75.99274-2373).

Fotos: Rev. Adriano Portela (evento) e Ieda Batista (curso)
Texto: Kapynan Junior (SRTE BA 3612)

Comentários

Postagens mais visitadas