Primeiro casamento homoafetivo no interior baiano

O professor Gerinaldo Lima e o estudante José Netto já estão com o estado civil modificado. Agora, eles são casados. A cerimônia aconteceu na residência dos noivos - no município baiano de Feira de Santana - ao anoitecer do dia 2 de abril.
Os recém casados frequentam a Missão Anglicana Ressurreição do Senhor, comunidade liderada pelo Reverendo Adriano Portela, que oficiou a união.


De acordo com o Rev. Adriano Portela, foi uma experiência muito agradável compartilhar da intimidade dos irmãos Geri e Netto. “Quando participamos da vida das pessoas, elas deixam de ser vistas através de um mero rótulo - no caso em questão, o rótulo LGBTQIA+ porque tomamos parte de sua história, conhecemos sua família, amigos... sabemos que tem muito afeto envolvido. Foi isso que pude ver no matrimônio desses irmãos. E é o direito de celebrar isso que algumas pessoas da comunidade LGBTQIA + buscam”, declarou.
Já o professor Gerinaldo entende que ele e o noivo, ao serem acolhidos por esta comunhão de fé, livre de preconceitos, representa um marco não apenas para eles, mas para todas as pessoas, especialmente a comunidade LGBTQIA+. “O acolhimento que vivenciamos é a maior prova de fé e de amor cristão que podemos pontuar dentro da família que ousamos constituir. As lutas constantes que enfrentamos enquanto comunidade não findam com este ato, porém nos fortalece e uma nova fronteira é aberta. Ao fazermos parte deste entendimento maior sobre o amor de Cristo, podemos vivenciá-lo com toda a sua potência, dentro do Anglicanismo. Somos gratos por esta grande família cristã e pela bênção recebida neste momento especialmente único, que reafirma o que está nas Escrituras", ressalta.
Devido aos cuidados sanitários em função da Covid19, houve distancimento social entre os 30 convidados. Outra precaução adotada pelos noivos foi a transmissão online do sacramento.



O enlace matrimonial de Gerinaldo e Netto é a primeira união igualitária feita por uma das igrejas anglicanas existentes no Estado da Bahia, com validade civil e religiosa.

Matrimônio entre iguais

Desde o Sínodo Geral, realizado no ano de 2018, em Brasília, que a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) celebra o rito sacramental do casamento igualitário. O sínodo é uma espécie de reunião onde todas as comunidades anglicanas brasileiras debatem variados assuntos e votam, resultando ou não, em alterações canônicas. No caso da votação sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, houve a decisão favorável na edição 34 do sínodo, ocorrida entre o fim de maio e início de junho de 2018.
Após a conclusão do sínodo, as Dioceses Anglicanas do país continuaram a agendar suas reuniões conciliares com objetivo de discutir pautas locais, inclusive o casamento homoafetivo. O Concílio Diocesano é uma ferramenta de encontro, conversa e votação do cotidiano das comunidades regionais.
Na Diocese Anglicana do Recife (DAR), a inclusão canônica do casamento entre pessoas de mesmo sexo foi aprovada na primeira quinzena de julho de 2018, na capital pernambucana, durante a edição 33 do concílio.

Fotos: rede social dos noivos
Texto: Osvaldo Junior, SRTE 3612 BA

Comentários

Postagens mais visitadas