Carta Pastoral

 

"Querido Clero e Povo de nossa amada IEAB

Graça e Paz!

Queremos compartilhar a rica experiência que estamos vivendo nestes dias aqui em Cantuária, nesta 15ª Conferência de Lambeth.
Tem sido para nós um tempo de caminhar junto com mais de 650 bispos e bispas do mundo inteiro. Tivemos um retiro liderado pelo Arcebispo de Cantuária e facilitado por lideranças anglicanas que nos provocaram a refletir sobre os grandes desafios que nossa Comunhão enfrenta, sempre à luz da I Carta de Pedro e na busca de nos tornarmos Igreja de Deus para um mundo de Deus.
A liturgia e a oração foram pontos altos dessa experiência até aqui. Num mundo que recém saiu de uma fase de distanciamento social, tem sido uma alegria nos encontrarmos com irmãos e irmãs a quem víamos através das janelinhas do Zoom, durante o período de preparação para esta Conferência.
Desde ontem à noite, começamos a ouvir as mensagens dirigidas pelo Arcebispo de Cantuária e, hoje, pelo Arcebispo de York, a respeito de nossa Comunhão Anglicana e dos muitos desafios que somos chamados a enfrentar.
Claro que em meio a toda a beleza de nossa comunhão fraterna, surgem manifestações públicas de setores mais conservadores da Comunhão Anglicana, “tocando na permanente tecla” da sexualidade humana e fazendo dessa agenda um instrumento de disputa política e de divisionismo.
Com argumentos que já são conhecidos há muito tempo, causam dano emocional às pessoas LGBTQIA+ e abrem novamente feridas que precisam ser curadas.
Queremos claramente assegurar que, em nossa Província do Brasil, nenhuma pessoa LGBTQIA+ precisa temer por sua integridade espiritual. A Igreja Provincial já decidiu, desde 2018, que o Matrimônio é acessível a todas as pessoas.
E nas Dioceses que formam a IEAB temos várias pessoas LGBTQIA+, do Laicato e Ordenadas, servindo plenamente nos diversos ministérios da Igreja.
Não há como mudar esta decisão tomada conscientemente na IEAB e que dessa forma não pode ser refutada ou revogada por nenhuma outra instância da Comunhão Anglicana.
Em Deus colocamos a nossa confiança e o nosso cuidado com vocês!

Câmara Episcopal

Bispo Naudal Alves Gomes, Primaz
Bispo Maurício Andrade, Diocese Anglicana de Brasília
Bispo Francisco de Assis da Silva, Diocese Sul-Ocidental
Bispo Humberto Maiztegui, Diocese Meridional
Bispo João Câncio Peixoto, Diocese Anglicana de Recife
Bispo Eduardo Grillo, Diocese Anglicana do Rio de Janeiro
Bispa Marinez Rosa dos Santos Bassotto, Diocese Anglicana da Amazônia
Bispa Meriglei Borges Silva Simim, Diocese Anglicana de Pelotas
Bispo Francisco Cézar Fernandes Alves, Diocese Anglicana de São Paulo
Bispa Magda Guedes Pereira, Diocese Anglicana do Paraná"

Comentários

Postagens mais visitadas