Justiça e emoção na consagração pastoral de André Musskofp


André Sidnei Musskopf, escritor e professor, agora também é pastor. O evento que consagrou o teólogo aconteceu na noite do último sábado (9), na Igreja Batista Nazareth, em Salvador. 

A Reverenda Bianca Daebs e o Reverendo Bruno Almeida participaram da liturgia de consagração, representando a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). Junto a eles, no púlpito, estiveram presentes líderes de outras denominações, a exemplo da Igreja Cristã Metropolitana (ICM) e pessoas ligadas a movimentos sociais. O público que assistiu o evento também era composto de diferentes setores da sociedade. Havia adeptos de religião afro, membros do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), sindicalistas e outros convidados e convidadas.


Durante a celebração foi utilizada uma liturgia que emocionou clérigos, leigos e o próprio André Musskopf. Houve a execução de músicas populares brasileiras, homenagens e depoimentos. Logo após a leitura bíblica, a teóloga Nancy Cardoso fez uma relação entre teologia e comunidade LGBTQIA+ na mensagem. Já o rito de consagração foi aberto pela Pastora mineira Ana Ester Freire. No momento de entrega do presente ao recém consagrado, o Rev. Bruno Almeida declarou “Nós, enquanto igreja anglicana, reconhecemos o pastorado de André e damos graças a Deus por sua vida e estaremos orando pro seu ministério”. Em seguida, foi celebrada a oração eucarística, com a distribuição dos elementos da ceia. Nos instantes finais, o Pastor Marcos Silas declarou a benção coletiva. 


A consagração de Musskofp é uma reparação histórica. Há 20 anos, época em que o então teólogo desejava ser reverendo, ele foi aprovado em todas as etapas necessárias para o exercício sacerdotal. Porém, a instância deliberativa da igreja na qual desejava ser pastor optou por não autorizar o rito. A justificativa era a orientação sexual do postulante.    

Fotos e texto por Capinan Junior (SRTE 3612 BA)

Comentários

Postagens mais visitadas